segunda-feira, 12 de março de 2012

Ecoturismo no Brasil - Roteiros e aventuras


Ecoturismo no Brasil - Roteiros e aventuras
Aliar natureza com passeio é um privilégio para poucos pontos no mapa – e o Brasil pode se considerar um dos privilegiados. Afinal, nosso país é cercado de belezas naturais que encantam centenas de pessoas semanalmente, de norte a sul do país – literalmente. Tanto que Fortaleza, a capital do Ceará, no nordeste brasileiro, e Florianópolis, em Santa Catarina, no sul do Brasil, são duas cidades onde o ecoturismo é palavra de ordem, com pontos super valorizados e trabalhados pelas empresas para que o turista tire das cidades a melhor experiência possível.

Turismo em Florianópolis
Quem busca belas paisagens com o máximo de exploração pessoal pode reservar hotel nas bandas da ilha de Florianópolis: o que não falta por lá é opção para o mais belo e puro ecoturismo no Brasil.

Praia do Moçambique, Florianópolis, SC


As empresas que fazem os passeios de ecoturismo inovam bastante nas opções e trabalham os roteiros com total segurança. Algumas das opções são trilhas de aventura, mergulho livre, esportivo e de aventura, voo livre, passeio de veleiro pelos mares da ilha, além de canoagem e até paintball em ilha natural, para tornar ainda mais divertido seu passeio pelas matas catarinenses.
Trekking e Rafting também são dois esportes radicais que devem estar inclusos num passeio de ecoturismo que se preze. Como não podia deixar de ser, também tem isso na ilha! É bom pesquisar logopor um hotel Florianópolis porque, com tantas opções boas de ecoturismo para turistas do Brasil e internacionais, é difícil ter muitas vagas de acomodação sobrando, principalmente aos fins de semana e em alta temporada. A dica é acessar sites que reúnam os hotéis da região, como é o caso da FalaTurista.

Turismo em Fortaleza
Se o seu roteiro de ecoturismo for incluir sol o ano inteiro, pode parar de procurar, pois Fortaleza, porque lá é seu lugar. Não se esqueça de escolher entre os hoteis em Fortaleza e garanta sua estadia.
Na cidade onde é verão o ano inteiro o turista pode optar por passeios de escuna, veleiro e jangada (meio de transporte e pesca bem popular na região nordeste do país) para conhecer melhor as mais lindas praias da capital cearense, como Praia do Futuro, de Iracema, Meireles e Mucuripe. Claro que o mergulho é inevitável, já que também debaixo d´água Fortaleza tem belezas naturais divinas.
Por terra, o melhor a se fazer em questão de ecoturismo é procurar passear pelas várias dunas, a pé ou de buggy, e até praticar esportes sobre ela, como o surf de areia. Para estar ainda mais em contato com a natureza em Fortaleza, o turista pode procurar visitar os parques ecológicos da cidade, como o Parque Ecológico do Cocó e o parque Adahil Barreto. No parque do Cocó, inclusive, é possível fazer um passeio de barco pelo Rio Cocó, que corta a imensa reserva de área verde, e ficar assim ainda mais em contato com a natureza. Fortaleza também é uma cidade cheia de eventos voltados ao engajamento popular para o ecoturismo e a consciência ambiental. A prefeitura da cidade também realiza de tempos em tempos o “carnaval ecológico” em seus parques, para incentivar população local e turistas a cuidar do meio ambiente.
Seja em Florianópolis ou em Fortaleza, a regra é desfrutar do meio ambiente mantendo, sempre, uma postura respeitosa com as regras locais: não jogar lixo em locais indevidos, não consumir alimentos e bebidas em alguns pontos onde for proibido e, no caso de praia, não nadar em local proibido ou que apresente riscos para os banhistas. É preciso preservar a natureza – e sua própria segurança – para que uma viagem de ecoturismo cumpra seu papel de ser um inesquecível momento de contato com o melhor das paisagens que nosso país tem a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário