segunda-feira, 30 de julho de 2012

Férias 2012 - Preparativos


 Acredito que conhecer Fernando de Noronha é um sonho comum a muitas pessoas. Mesmo não sendo algo tão original, é um dos lugares que mais sonho em conhecer. Desde pequena assistia a programas na TV sobre a Ilha e pensava, como pode um lugar ser tão lindo? Será que é mesmo... um dia vou lá para ver.

Pois é, este dia está chegando, :)

Contudo, a gente pára e pensa: "Nossa, um lugar tão visado, deve ser muito caro. E como vou fazer para ir?" Geralmente as pessoas escolhem uma Agência de turismo, compra um pacote e vai. Mas não precisa ser assim.
Pode dar um pouco mais de trabalho, mas com um pouco de curiosidade, tempo e disposição para pesquisar é possível ir por conta, aproveitando promoções, escolhendo cada coisa e, principalmente, economizando uma boa grana. Vão por mim. Fiz as contas, vai sair bem mais barato do que fazer um pacote. E com um pouco de programação e antecedência, você vai pagando antecipado e quando chegar lá, vai estar com a viagem, praticamente paga.

Tudo bem, convencidos dos benefícios, vamos ao checklist do que precisa ser visto:

1º- Passagens: Floripa- Recife, Recife - Noronha
  • Primeira informação importante. Para chegar em Fernando de Noronha existem 2 cidades de origem do vôo: Natal ou Recife. Neste caso, aproveitei uma promoção de passagens no começo do ano, de Floripa para Recife (que escolhi como cidade base de minhas férias). Peguei um preço bem acessível e ainda consegui parcelar em 6 vezes.
  • De Recife para Noronha, escolhi ir pela Trip, que tinha os melhores preços. Neste caso, comprar antecipado não tem muita vantagem. Simulei compra de passagens com até 1 ano de antecedência, tudo no mesmo preço.
2º - Hospedagem: neste caso, tem para todo gosto. Optei por uma pousada mais simples, com preço mais acessível. O objetivo da viagem não é descansar. Aqui também vale pesquisar. Utilizei o site http://www.booking.com/. Gostei muito, com fotos, opiniões e avaliações das pessoas que já passaram por lá. Só uma coisa que deixou a brincadeira meio salgada aqui. Não deu para parcelar no cartão. Pagamento  de 50% na reserva, mas valeu a pena pelo preço que consegui.

3º - Taxa de preservação ambiental: por dia de permanência na Ilha deve ser paga uma taxa de preservação (existe uma lei que determina isso), R$ 43,20. No site oficial da Ilha (http://www.noronha.pe.gov.br/) tem todas as informações. Você tem que preencher um cadastro com seus dados pessoais, do vôo e da hospedagem. São gerados ao final do cadastro 3 documentos:
  • Guia de identificação
  • Controle migratório
  • Boleto da taxa de preservação
A taxa deve ser paga até 2 dias antes da chegada. Imprima os 3 documentos para levar com você. Vai precisar ao chegar em "Fernando".

4º - Passeios: o grande objetivo de quem vai para Noronha é conhecer tudo por lá. Então não dá para ficar de fora dos passeios. E aí tem que levar uma boa grana (aquela que você economizou na hospedagem e na passagem). Tem muita coisa para fazer em Fernando de Noronha. Neste caso ainda não comprei nada, mas já pesquisei bastante. Tá na hora de decidir. Nesse caso, talvez valha a pena fechar um pacote. Estou pesquisando em três sites que achei legal:

Bem, para chegar até lá é isso aí: deslocamento, hospedagem, taxa de preservação e passeio.
No próximo post vamos explorar melhor a ilha, história, o que ver, o que fazer, o que cada passeio oferece.
Pesquisando a respeito, estarei mais preparada para quando chegar e dou uma segurada na ansiedade.

A propósito, FALTAM 20 DIAAASSSSS! :) :) :)